A fisioterapia Traumato-ortopédica atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos. Nesta área da ortopedia são utilizados recursos terapêuticos, como eletroterapia, termoterapia, cinesioterapia e terapia manual.
A Fisioterapia Traumato-ortopédica visa tratar disfunções relacionadas a músculos, ossos, ligamentos e articulações, patologias ortopédicas de modo geral. Trabalhando na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos com o objetivo da melhora do quadro álgico, eliminação do processo inflamatório, melhor circulação sangüínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.
Para completa reabilitação na Traumato-ortopédica são utilizados os exercícios cinésioterápicos com o intuito de melhorar a amplitude de movimento, aumentar força muscular, treinar propriocepção e por fim retorno às atividades.