O que é Neuropsicopedagogia?
É uma nova ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. Para isso, a Neuropsicopedagogia busca relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Sendo assim, essa é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana.
Quem é o Neuropsicopedagogo?
É o profissional que vai integrar à sua formação psicopedagógica o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora as informações captadas pelo meio.
Esse profissional reúne o conhecimento pedagógico, neuropsíquico que são necessários para entender a realidade neuropsíquica cognitivo do sujeito.
Sua atuação:
- Identificar as potencialidades cognitivas do sujeito, independentemente do tipo de dificuldade de aprendizagem, transtorno, distúrbios ou anomalias neuropsíquicas que esteja presente.
- Estimular o desenvolvimento dessas potencialidades cognitivas com base no conhecimento do funcionamento da programação neural desse sujeito;
- Orientar pais e professores no entendimento neuropsicognitivo desse sujeito e possibilitar assim a verdadeira inclusão escolar e social.
- Identificar sintomas que dificultam o processo ensino aprendizagem;
- Fazer análise comparativa dos sintomas, visando identificar o que que pode ser proveniente de bloqueio emocional, transtornos específicos de aprendizagem, e o que pode estar relacionado às anomalias comportamentais, neurótica, neurológica, psíquica ou outras quaisquer.
- Quando necessário, encaminhar o sujeito á outros profissionais como: Psicólogos, Psiquiatra Infantil, Neuropediatra, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Oftalmologista entre outros.