Seu cérebro pode continuar melhorando...
Pesquisas apontam que o treinamento sistemático do cérebro pode ajudar a melhorar as funções cerebrais!
O que é Academia da Mente?
É um programa de treino cognitivo computadorizado que possibilita maior capacidade de aprendizagem, de memória e de raciocínio, este treinamento consiste numa variedade de exercícios desenhados para melhorar o funcionamento das habilidades cognitivas necessárias e/ou desejadas.
Os exercícios podem ser planejados para melhorar o sentimento de competência ajudando a desenvolver uma atitude positiva diante da aprendizagem. O treino é desafiador, conduzindo o cliente ao seu limite.
Usando este programa a pessoa é ensinada a se engajar em técnicas de solução de problemas e a criar mais estratégias para lidar com as dificuldades. Isto reforça o valor de parar, pensar e então agir, baseado numa melhor compreensão do que a tarefa está pedindo.
Quem pode se beneficiar do treinamento cognitivo computadorizado?
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar deste treinamento, com sequelas cognitivas ou não, pois dispõe de vários níveis de complexidade. Abrange as idades de 5 a 95 anos! Além de ser programado de forma individualizada.
De forma mais detalhada as pessoas que podem se beneficiar deste programa são aquelas que:
✔ desejam melhorar as suas habilidades cognitivas;
✔ querem um melhor aproveitamento da aprendizagem;
✔ precisam melhorar a sua atenção, pois irão realizar o vestibular, concursos e exames;
✔ estejam no processo de envelhecimento normal;
Pessoas que tenham dificuldades cognitivas devido a apresentarem:
✔ Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
✔ Dificuldades de Aprendizagem;
✔ Acidente Vascular Cerebral – AVC;
✔ Doença de Parkinson;
✔ Traumatismo Cranioencefálico – TCE;
✔ Esclerose Múltipla;
✔ Esquizofrenia;
✔ Doença de Alzheimer;
✔ Síndrome da Imune Deficiência Adquirida - AIDS;
Quais habilidades cognitivas possíveis de serem treinadas na Academia da Mente?
ATENÇÃO ALTERNADA | Habilidade de mudar o foco da atenção rapidamente para frente e para trás entre 2 conjuntos de estímulos da mesma modalidade sensorial e responder apropriadamente. |
VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO AUDITIVO | O tempo necessário para perceber, codificar e interpretar estímulos auditivos relevantes, e então realizar uma resposta apropriada. |
VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO CENTRAL | O tempo que leva para codificar, categorizar e compreender o significado de qualquer estímulo sensorial que é o foco da atenção. |
RACIOCÍNIO CONCEITUAL | Habilidades cognitivas que incluem: -FORMAÇÃO DE CONCEITOS: capacidade de analisar relações entre objetos; - ABSTRAÇÃO: habilidade de pensar simbolicamente; - LÓGICA DEDUTIVA: a aplicação de regras gerais ou conceitos para chegar a uma decisão em relação a um conjunto específico de estímulos; - LÓGICA INDUTIVA: a análise do feedback ou a identificação de detalhes relevantes na formulação de conceitos para serem utilizados na tomada de decisão. |
EVOCAÇÃO TARDIA | A habilidade de lembrar através de reconhecimento ou de evocação números, letras, símbolos, palavras, frases, estórias, sequências visuais ou imagens; depois de realizar exercícios mentais que podem interferir ou competir com a informação especifica apresentada. |
ATENÇÃO DIVIDIDA | Capacidade de prestar atenção, processar, e responder apropriadamente a 2 ou mais tipos de estímulos sensoriais (visuais e auditivos geralmente) que ocorrem simultaneamente ou muito próximos um do outro (em relação ao tempo). |
CONTROLE MOTOR FINO | Habilidade de controlar movimentos motores finos apuradamente e de evitar respostas errôneas. |
VELOCIDADE MOTORA FINA | O tempo necessário para desempenhar uma resposta motora simples independente da velocidade de processamento central. |
CONCENTRAÇÃO DA ATENÇÃO | Habilidade de reconhecer e de responder a estímulos relevantes específicos. |
ATENÇÃO GERAL | Habilidade de focalizar, sustentar e manter seletivamente os estímulos relevantes e de apresentar respostas corretas. |
MEMÓRIA IMEDIATA | Habilidade de reconhecer ou de evocar estímulos imediatamente. (30 segundos após a apresentação do estímulo) |
INIBIÇÃO DE RESPOSTAS | A capacidade de compreender e de manter a regra na memória de trabalho que define uma resposta correta, e de usar esta regra para evitar a reação automática aos estímulos incorretos. |
ATENÇÃO SELETIVA | A capacidade de continuar a apresentar uma resposta correta durante uma tarefa quando estímulos competitivos ou distratores estão sendo apresentados. |
ATENÇÃO SUSTENTADA | A capacidade de manter respostas consistentes e acuradas durante uma atividade contínua e repetitiva. |
CLASSIFICAÇÃO VISUO-ESPACIAL | A habilidade de discriminar aspectos relevantes, contar e agrupar objetos baseados num conceito ou numa regra. |
SEQÜENCIAÇÃO VISUO-ESPACIAL | A habilidade de discriminar e discernir apuradamente a ordem sequencial ou relacional de objetos visuais baseada num conceito ou numa regra. |
PERCEPÇÃO VISUAL | A habilidade de discriminar apuradamente e de responder apropriadamente a objetos visuais específicos. |
VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO VISUAL | O tempo necessário para perceber estímulos visuais relevantes, codificar e interpretá-los e então apresentar uma resposta apropriada. |
RASTREAMENTO VISUAL | A habilidade de discriminar apuradamente e de responder apropriadamente a objetos visuais que aparecem sem uma pista ou aparecem aleatoriamente ao longo do tempo dentro do campo visual. |
TRILHA VISUAL | A habilidade de seguir uma pista visual continua, discriminar apuradamente e de responder apropriadamente a objetos visuais que se movem constantemente dentro do campo visual. |
MEMÓRIA DE TRABALHO (ou MEMÓRIA OPERACIONAL) | A habilidade de codificar e de manter a informação perceptual enquanto ela está sendo processada; e a capacidade de lembrar e de aplicar regras procedurais relevantes com o objetivo de responder apuradamente. |
Informações sobre Academia de Mente?
O treino cognitivo computadorizado deve ser realizado com no mínimo de 20 sessões de duas horas semanais, para que a pessoas consigam generalizar os resultados e perceber os seus benefícios no dia a dia.
A sessão é individual e conduzida pela terapeuta ocupacional.
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Psicóloga especialista em Neuropsicologia
CRP 12/01510 - CRP PJ 12/0333