É uma área voltada para a análise e diagnóstico de crianças, jovens e adultos com dificuldades no processo de aprendizagem, tendo um caráter preventivo e terapêutico.
É uma ciência dedicada a compreender como os indivíduos aprendem, quais as dificuldades que podem surgir nesse processo e como potencializar o aprendizado.
Entender como uma pessoa aprende é importante para a construção das práticas de ensino e também para auxiliar aqueles que apresentam alguma dificuldade em adquirir novos conhecimentos.
O psicopedagogo é o profissional que tem como objetivo potencializar a aprendizagem dos indivíduos. Esse trabalho pode ser feito de maneira preventiva ou terapêutica.
Quando o trabalho é feito de maneira preventiva, busca-se evitar problemas futuros na aprendizagem. E quando algum distúrbio de aprendizagem já foi identificado, realiza-se um tratamento terapêutico para eliminar ou minimizar essas dificuldades.
É realizada uma investigação na qual se procura compreender a forma que o indivíduo aprende e os desvios que possam estar ocorrendo nesse processo, para isso, utiliza-se no diagnóstico procedimentos específicos para melhor conhecer o paciente e a sua problemática, os quais são selecionados em função de cada indivíduo. Nesse processo diagnóstico participam tanto o indivíduo, quanto seus pais e professores.
É o ato de interferência no problema, com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos.
São elaboradas estratégias para que o paciente encontre o caminho para o desenvolvimento de suas habilidades.
A intervenção é realizada após a avaliação exploratória ou avaliação diagnóstica.
Psicopedagoga