Do grego psiquè = Alma e Logos = Estudo/ Ciência, portanto, etimologicamente significa Estudo da Alma. Psicologia é uma profissão, disciplina acadêmica e ciência que trata da mente, do estudo e análise de seus processos e comportamento de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações.
Quando sentir que os seus sentimentos e comportamentos estão influenciando de maneira indesejada e que você e as pessoas a sua volta sintam prejuízos ou tristezas. Ou interfiram no modo como pensa, age e nas tomadas de decisões ou sentimentos e relacionamentos individuais ou grupais nos diversos espaços do universo do sujeito.
Alguns dos motivos que nos levam a procurar um Psicólogo:
- Autoconhecimento;
- Capacidade de lidar com problemas;
- Desenvolver Habilidades;
- Superar perdas, dores e traumas;
- Promover crescimento pessoal;
- Aprender a lidar com as emoções, ansiedades, medos, ..;
- Lidar com mudanças;
- Ressignificar crenças.
Na linguagem médica esses comportamentos estão descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Médicos - DSM- V (Artmed) de forma técnica, mas segue abaixo alguns mais frequentes.
- Comportamentos infantilizados; Síndrome de Peter Pan e outros;
- Comportamento de Agressividade: Transtorno Impulsivo, Opositor e outros;
- Comportamentos desatentos ou Transtorno de Desatenção – TDA;
- Comportamentos impulsivos: Transtorno por Desatenção e Hiperatividade - TDAH;
- Transtornos do Espectro Autista - TEA, classificados em níveis dependendo do tipo e com ou sem Estereotipias e outras comorbidades.
Através da Ludoterapia e testes psicológicos específicos, o NÃO falar traz às sessões os conflitos, emoções e vivências da criança que de alguma forma estão atrapalhando seu comportamento e desenvolvimento.
Algumas situações em que os pais devem procurar um psicólogo:
- Separação dos pais;
- Bullying;
- Falta de limites;
- Depressão, ansiedade, dor, agressividade..;
- Dificuldade de aprendizagem;
- Traumas e medos;
- Enurese e Ecoprese;
- Dificuldades com o sono.
Sessões individuais ou em grupo, de 40 a 50 minutos.
Por meio da palavra (associação livre) do paciente, o psicoterapeuta pontua perguntas para o paciente responder e assim contribuir com o paciente para ele levar suas questões e perceber de modo mais consciente o que lhe traz desconfortos e sofrimentos e o que contribui para atingir seus objetivos, o paciente precisa estar numa transferência (estar interessado e gostar de estar ali) com o psicoterapeuta e vice e versa, para que haja essa possibilidade terapêutica.
Com as crianças a primeira sessão é feita com os pais. Geralmente é realizado um trabalho multiprofissional, envolvendo professores e outros especialistas, conforme orientações.
Psicóloga
Psicóloga