Integração Sensorial

Atendimento Individual Infantil

Processo no qual o cérebro organiza e interpreta as informações

A Integração Sensorial (IS) é o processo no qual o cérebro organiza e interpreta as informações recebidas pelo corpo e responde de maneira adequada ao ambiente.

Quando uma criança apresenta alterações nesse processamento temos a Disfunção de Integração Sensorial (DIS), na qual a informação sensorial não é interpretada de maneira adequada pelo cérebro e, assim, a criança não consegue organizar e utilizar a informação de maneira efetiva.

Essa disfunção interfere no desenvolvimento de suas habilidades motoras globais e finas, na cognição, impactos na participação social, nas Atividades de Vida Diária (AVDs), no brincar, na escola e demais atividades cotidianas.

O tratamento é realizado por um terapeuta ocupacional com formação em Terapia de Integração Sensorial de Ayres® em ambiente próprio para a terapia de IS. Dentro do tratamento o terapeuta ocupacional avalia quais sistemas sensoriais estão com déficits e trabalha a melhora do processamento desses por meio das respostas adaptativas da criança.

As respostas adaptativas são a capacidade da criança reagir às sensações de forma significativa, respondendo de forma adaptativa ao meio, promovendo o seu desenvolvimento e melhora do desempenho ocupacional.

A avaliação é composta por 5 sessões.Na primeira é realizada uma anamnese com os responsáveis da criança (sem a presença da criança), após 3 sessões com a criança e uma sessão de devolutiva quanto a avaliação aos responsáveis.

*OBS: Pode ser necessário mais sessões com a criança, sendo os responsáveis avisados com antecedência.

Quem pode receber tratamento de Integração Sensorial?

- Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA);

- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);

- Transtornos neurológicos;

- Distúrbios de aprendizagem;

- Disfunções sensoriais.

Quando procurar um terapeuta ocupacional especialista em Integração Sensorial?

A partir do momento que você observar alterações de comportamento ou falta de habilidades da criança na realização de suas atividades de vida diária, dificuldade para acompanhar a escola, não tolera ser tocada ou irritabilidade excessiva pode-se procurar um profissional que realize a Terapia de Integração Sensorial de Ayres® para fornecer orientações e atendimento.

Algumas características de crianças com quadro de Disfunção de Integração Sensorial que podem ser observadas são:

-Pouca ou muita força no uso de talheres e/ou lápis;
- Dificuldade para se vestir com independência; 
- Alimentação restrita ou seletiva; 
- Esbarra nas pessoas e objetos; 
-Arrisca-se ou evita com frequência brinquedos de altura,
de movimento ou corre constantemente;

- Chora quando escuta alguns sons; 
- Fica sujo e não percebe; 
- Dificuldade em manter a postura sentada; 
- Não tolera usar materiais de diferentes texturas; 
- Perfil de controle excessivo nas brincadeiras;
- Dificuldade na concentração.